Situada no centro da Cidade, a atual Cooperativa Agrícola de Matosinhos, teve a sua origem no inicio do século passado, com a designação de Sindicato Agrícola do Concelho de Matosinhos.
Em 22 de Março de 1939, foi constituído o Grémio da Lavoura local, herdando a sede do antigo Sindicato, assim como o resto do seu património.
O Grémio da Lavoura foi assim constituído pelos produtores agrícolas da área do Concelho de Matosinhos, e tinha na altura uma função muito importante na regulação dos preços agrícolas, uma vez que o Concelho, a par do leite, produzia vinho, milho, trigo, azevém e outros produtos hortícolas que era necessário escoar, a preços justos.
Para além da estreita colaboração com a Comissão de Vitivinicultura da Região dos Vinhos Verdes, no sentido de garantir a origem do vinho verde, o Grémio também se destacou, desde logo, com a Secção Leiteira dando apoio aos produtores, na qualidade do leite que era vendido diretamente às Leiteiras, estabelecendo igualmente os preços de intervenção, mesmo sem ser interveniente direto na comercialização daquele produto.
Todavia, semente em 1 de fevereiro de 1959 é que foram criados os primeiros postos de receção de leite integrados na Federação dos Grémios da Lavoura de Entre Douro e Minho, tendo-se a partir da década de 60 incrementado fortemente a produção de leite uma vez que, quer a Cidade de Matosinhos, quer a do Porto estavam a crescer rapidamente de população, e consequentemente a aumentar o consumo de leite.
Em 1965, o Grémio já apresentava grande importância no sector agrícola local, pelo que se conjugaram esforços para se construir nova sede, com uma área coberta de 800 metros quadrados.
A Revolução do 25 de Abril de 1974, veio conduzir à extinção do Grémio e à criação da ÁGRIMA, Cooperativa Agrícola de Matosinhos, CRL, em 20 de Dezembro de 1978, quatro anos após a extinção do Grémio, estando nesse período, nomeada uma Comissão Liquidatária.
A nova Cooperativa, com a área social do Concelho de Matosinhos e cinco freguesias do Porto, constituiu-se aproveitando os Estatutos e Alvará de uma Cooperativa de Produtores de Leite, criada no Concelho em 1948, mas que nunca chegou a ter qualquer atividade comercial, uma vez que nunca chegou a assumir funções para as quais tinha sido fundada.
Após a extinção da Federação dos Grémios, a Cooperativa aderiu à AGROS, e por destacamento de alguns técnicos da D.R.A.E.M., deu mais tarde inicio ao serviço de Inseminação Artificial e de Contraste Leiteiro.
No final da década de 80, face às exigências, cada vez maiores, dos Agricultores da Freguesia de Lavra, procedeu-se ao aluguer de um armazém de vendas naquela freguesia que representa cerca de 70% do volume de negócios da Cooperativa.
Atualmente, para além da venda de fatores de produção, a Cooperativa continua a entregar leite à AGROS e a prestar alguns serviços, nomeadamente a Inseminação Artificial com um Inseminador a tempo inteiro, o Contraste Leiteiro, a OPP e Farmácia Veterinária.
Na compra e venda de leite, a Cooperativa apoiada pelo Núcleo do Porto da AGROS, intervém constantemente na resolução dos problemas relacionados com a produção e comercialização de leite.
Na Secção Comercial, a Cooperativa tem-se mantido competitiva em relação aos seus concorrentes diretos por optar por uma margem bruta de comercialização reduzida e de um atendimento personalizado e de qualidade, com a possibilidade de entrega na exploração.

